sexta-feira, 24 de maio de 2013

COMO EVITAR ESTRIAS NA MUSCULAÇÃO



Problemas com estrias é algo que pode acontecer tanto com homens ou com mulheres, algo que nenhum dos dois sexos gosta de ter, pois esteticamente, elas são horríveis.
Com cada vez mais pessoas estão querendo ganhar massa muscular, no menor período de tempo possível. Esta pressa pode lhe acarretar as tão temidas estrias que depois surgirem são bem difíceis de serem tratadas. Elas ocorrem quando os músculos se desenvolvem muito rápido, sem dar tempo para a pele se acomodar. As estrias são um efeito colateral bastante corriqueiro por quem se submete a treinos pesados de musculação com enfase no crescimento acelerado.
Definidas como pequenas cicatrizes, as estrias se formam quando o tecido abaixo da pele cresce abruptamente, fazendo com que a pele “rasgue”, por não conseguir acompanhar o crescimento do tecido. Elas geralmente aparecem no braços e na área do peitoral a parte superior do peito se conecta com os músculos dos ombros. Esta região é mais “vulnerável” às estrias devido ao rápido crescimento muscular de diversos músculos perto de articulações.

Existem dois tipos de estrias. Antes de entendermos como podemos evitar e como podemos tratar, precisamos conhecer qual o nosso tipo para acertar na hora do tratamento. Existem hoje as estrias brancas e as estrias vermelhas.

* As estrias vermelhas são as reversíveis. Este estágio, significa que as fibras se romperam devido ao aumento do peso, a pele esticou e a fibra esta inflamada, por isso esta vermelha. Estão são as mais recentes e por isso com o tratamento certo, são totalmente curáveis.


As estrias brancas são estrias em estágio final e por isso são irreversíveis. Quando estão nesta cor, é sinal de que as fibras que já tinham sido rompidas, cicatrizaram e pele não irá conseguir voltar ao normal mais. Porém apesar de irreversíveis, existem tratamentos para melhor o aspecto das mesmas


O tratamento de estrias vermelhas é rápido. O ideal é usar ativos cicatrizantes hidratantes como vitaminas C e E, uréia e centella asiática. Usando diariamente em cima das estrias, o resultado começa aparecer em até 7 dias.

Para as estrias brancas o problema podem ser amenizado com tratamentos das seguintes formas:




Laser fracionado + subcisão 
Como é
O tratamento começa com duas ou três sessões de laser fracionado, que promove microperfurações na pele, destruindo e aquecendo as fibras de sustentação. A função é melhorar a textura e alisar a pele. Quando os hematomas tiverem desaparecido - em cerca de 15 dias -, é feita a subcisão, um método cirúrgico ambulatorial que utiliza uma agulha com ponta cortante para descolar a derme profunda, traumatizando-a. "Isso estimula a formação de colágeno e recupera parcialmente a estria. Como o corte é pequeno, não há necessidade de pontos", esclarece a dermatologista Cláudia Magalhães, de Recife.

O que esperar
Redução da largura e da profundidade das estrias. O resultado só aparece entre 30 e 60 dias, tempo que o colágeno demora para se regenerar.

Dói?
É comum o laser provocar inchaço nas primeiras 24 horas e hematomas por duas semanas. Após a subcisão, o local fica dolorido e com hematomas por até uma semana. Não dá para malhar por três dias e o sol fica proibido por um ou dois meses.

Número de sessões
Entre três e cinco de laser, a cada 15 dias, e uma ou duas de subcisão, com intervalo de 60 dias.

Tratamento para estrias brancas, superficiais e estreitas

Radiofrequência 
Como é
Durante meia hora, as ondas disparadas pela ponteira desse equipamento atingem e aquecem a camada mais profunda da pele. "Consequentemente, há contração e aumento das fibras de colágeno, a reorganização dos tecidos de sustentação e a aproximação das bordas das estrias", afirma Patrícia Rittes, dermatologista de São Paulo.

O que esperar
Após quatro sessões, o aspecto das estrias é reduzido em até 60%.

Dói?
A área costuma ficar quente durante alguns minutos, mas o tratamento é praticamente indolor. Durante uma semana, é contraindicado tomar sol.

Número de sessões
Entre oito e 16, com intervalo de três semanas.

Laser fracionado 
Como é
Feixes de luz são direcionados para a estria e penetram a pouco mais de 1 milímetro de profundidade na pele. "Nesse ponto, a energia estimula a produção de colágeno e elastina preservando boa parte das células, o que acelera o processo de cicatrização", diz o dermatologista Paulo Barbosa, de Salvador.

O que esperar
Uma única sessão promove uma melhora de cerca de 30% das linhas e o tratamento completo chega a 80%.

Dói?
O calor gerado pelo laser causa desconforto, mesmo sendo amenizado pela ponta de safira do aparelho, que resfria a pele. A área fica dolorida por alguns dias.

Número de sessões
De quatro a cinco, com intervalo de um mês.

Peeling de cobre + Intradermoterapia 
Como é
Primeiro é feito o peeling, que provoca uma microesfoliação e estimula a produção de colágeno e elastina. "O cobre reage com uma enzima da pele responsável pela produção de melanina, fazendo a estria voltar a ter a mesma tonalidade do restante do corpo", explica a dermatologista Cristine Almeida de Carvalho, de São Paulo. Em seguida, é injetado na camada superficial um mix de substâncias capazes de reconstituir e devolver a elasticidade, firmeza e hidratação cutânea.

O que esperar
O resultado aparece, em média, após cinco sessões e a melhora das estrias varia entre 70% e 80%.

Dói?
As picadas são um pouco doloridas e deixam a pele sensível, daí a recomendação de não usar roupas justas, fazer ginástica e usar cremes ou óleos corporais no dia da aplicação. Tomar sol, só depois de um mês. Quanto ao peeling, ele deixa a região avermelhada e descamando por três dias.

Número de sessões
Quinze, com intervalo de uma semana.

Carboxiterapia 
Como é
"Um equipamento injeta gás carbônico no tecido subcutâneo para dilatar os vasos sanguíneos e estimular a formação de colágeno, preenchendo as estrias de dentro para fora", diz a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).

O que esperar
O resultado aparece a partir do segundo mês de tratamento e a melhora das estrias pode chegar a 50%.

Dói?
A sessão de 15 minutos de picadas é dolorida, porém suportável, e quando um vasinho é atingido a região pode ficar roxa por três a cinco dias, período em que você precisa ficar distante do sol.

Número de sessões
Doze, uma por semana.

Portanto usar óleo de amêndoas e óleo de orquídeas, irá melhorar o aspecto de suas estrias brancas, fazendo com que as fibras fiquem mais esticadas. 
Confira, abaixo, algumas dicas de como evitar as estrias na musculação.
- Tenha uma dieta equilibrada e tenha certeza de que está ingerindo a quantidade adequada de vitaminas, minerais e colágeno para garantir uma pele saudável.
- Se você tem predisposição para ter estrias, evite off-season exagerado (bulking – fase produtiva do fisiculturismo, onde se tenta ganhar massa muscular  evitando o máximo o ganho de gordura corporal) pesado, pois  as estrias estão associadas ao rápido ganho de massa ou gordura, um off pesado, resultará nos dois. Neste caso é mais sensato fazer um off-season controlado.
- Use loções ricas em vitamina E nas áreas afetadas. Isto ajudará no processo de cura.
- Use hidratantes, vários fisiculturistas usam e aprovam. Hidratar a pele pode evitar que ela se “rasgue” durante o crescimento muscular.
- Um bronzeamento pode deixar todas as estrias quase completamente imperceptíveis, não e necessário usar nenhum tipo de bronzeamento artificial, mas pegar uma cor já ajuda muito.



------------------

Visite nossa loja de suplementos na internet e compre no cartão em 10 vezes ou no boleto bancário. São mais de 20.000 produtos. para atletas, desde os suplementos



------------------

Um grande abraço.
Júlio Maffioletti

Seu conselheiro de fisiculturismo
juliomaffioletti@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ ENVIADA PARA NOSSA CAIXA DE VERIFICAÇÃO, E EM ATÉ 24 HORAS ESTARÁ NO BLOG

Obrigado por sua participação.
Júlio Maffioletti