sexta-feira, 26 de abril de 2013

FRANCO COLUMBU - Mr. Olympia - BIOGRAFIA



Franco Columbu nascido em Ollolai, Sardenha, Itália 7 de agosto de 1941. Deu seus primeiros passos na carreira esportiva como boxeador. Apesar de contrapor sua família, conquistou o seu apoio e orgulho com os vindouros títulos e prêmios. Como fisiculturista Franco teve sua carreira alavancada pela amizade com Arnold Schwarzenegger, que o conheceu  em Munique em 1965, e com ele formou uma parceria de treinos por muitos anos, e nos negócios também.
Apesar de ter conquistado títulos significativos na Europa, Franco atingiu o auge de sua carreira nos EUA. Sua mudança para os Estados Unidos da América se deu em 1969, acompanhando Arnold Schwarzenegger. Ocorreu uma mudança brusca em sua carreira, quando quebrou sua perna no World's Strongest Man Contest em 1977, um ano após conquistar seu primeiro Mr. Olympia overall (ele já havia conquistado dois Mr. Olympia Peso-Leve). Mas ele não se resignou com o problema, e após passar por uma reabilitação severa, conquistou novamente o Mr. Olympia overall em 1981, aposentando-se das competições no auge de sua forma.
Franco Columbu dizia ser o homem mais forte do mundo, apesar de nunca ter conquistado esse título. É necessário considerar que essa proposição foi dita anos antes de se iniciar a competição pelo World's Strongest Man (no qual, Franco se lesionou, logo na primeira edição).

Dotado de uma força sobre-humana, Franco destacava-se em deadlifts, exercício conhecido no Brasil como "levantamento terra". Ostentou o recorde no levantamento de peso (em sua categoria) e exercício de força. É possível ver seu desempenho no filme Pumping Iron, onde ergue uma das extremidades de um carro com relativa facilidade. Sua capacidade pulmonar também era imensa, conseguindo atingir taxas de pressão superiores a 40 libras por polegada. Sua genética e biótipo eram perfeitos para o desenvolvimento da musculatura, apesar de sua baixa estatura atrapalhar na decisão dos juízes de competições. Há quem diga que sua musculatura era mais proporcional e definida que a de Schwarzenegger em 1974 e 1975 e que sua derrota teria sido causada pelo prestígio e porte de Arnold.
A amizade com Schwarzenegger também rendeu a Columbu pontas em alguns de seus filmes, como The Terminator, The Running Man e Conan the Barbarian; além disso, Last Action Hero menciona Columbu como diretor de um filme fictício estrelado por Schwarzenegger.

Franco Columbu além de fisiculturista era um estudioso da quiropraxia (quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético), formou-se e foi além, recebendo seu diploma de doutorado na Cleveland Chiropractic College em 1977 e ainda foi reconhecido pela escola como o "Aluno do Ano 2003". Ele ainda fez outros cursos, como o da "Técnica Diversificada e Reflexos da Quiropraxia" curso no Los Angeles Chiropractic College e participou da Sports ACA Conselho. Com experiência em primeira mão da necessidade de quiropraxia em suas vidas pessoais e profissionais. Dr. Columbu hoje é uma autoridade em medicina esportiva e cinesiologia e aplicou seu conhecimento em vários livros, incluindo "Formação de peso e Musculação: Um Guia Completo para Jovens Atletas" (com o Dr. Richard Tyler, DC), "Livro Completo de Musculação por Franco Columbu" (com prefácio de Arnold Schwarzenegger), e "Livro de Nutrição do fisiculturista" (com Lydia Fragomeni). Seus escritórios estão convenientemente localizados no oeste de Los Angeles.

RECOMENDAÇÕES DO DR. FRANCO COLUMBU

Evitar Lesões
As lesões são a praga de todos os atletas. Elas podem ser incapacitantes ou apenas irritantes, mas todas elas têm uma coisa em comum - são evitáveis. A melhor maneira de evitar a possibilidade de lesões é seguir cinco passos simples:

1. Aqueça-se corretamente - Nunca comece a treinar sem antes fazer um bom aquecimento.  Prepare o corpo para o que se seguirá. Não se permita ser instigado a participar de concursos que necessite uma formação muscular apressada. Se o tempo está frio, agasalhe-se e aqueça-se mais. Não aqueça, levantando pesos. Comece com exercícios de relaxamento por cerca de 10 minutos para enriquecer seu sangue com oxigênio e este percorra todo seu corpo.

2. Treinar corretamente - Por formação adequada não me refiro apenas a maneira que você pode treinar cada parte do corpo - apesar de que é muito importante. O que eu estou me referindo especificamente é a seqüência em que os exercícios são realizados. Já que o sangue é um grande construtor e protetor, é bom mantê-lo em uma área específica o maior tempo possível. Por exemplo, se você se exercita no peito, uma boa área a seguir seria os ombros. Muitas lesões nos bíceps ocorrem por causa do posicionamento anormal das mãos, isto é, com a palma das mãos para cima. Os primeiros exercícios para bíceps na barra reta fazem grande  pressão sobre a articulação do cotovelo (interna e externa). Nunca comece uma rotina de braço com uma barra - não importa o que você já tenha ouvido.

3. Nunca fadigue seus músculos - O corpo tem uma linguagem incrível própria. Quando somos jovens, seguimos nossos instintos. E só quando ficamos mais velhos que nós começamos a  racionalizar. Quando jovens os atletas que estão acostumados a treinar um determinado período de tempo, um determinado peso e número de conjuntos, eles não aceitam mudanças que diminuam suas performances. O corpo está dizendo "não", "por favor treine menos", ou "me de um descanso". Quando você ignorar estas mensagens que significam, “você está apto a se lesionar”, todo o treinamento que você fizer não vai lhe dar o resultado que você está esperando. O descanso que seu corpo precisa não é sinônimo de preguiça. Você precisa escutar o seu corpo e você vai saber a diferença.

4. Concentração – Todas as academias possuem dois segmentos distintos de freqüentadores. O primeiro grupo é de pessoas que freqüentam a academia como local de socialização e o segundo grupo são os campeões. A partir do momento que você entra no ginásio você deve visualizar, mentalizar o que você vai fazer. Alguns estão na academia para bater papo, outros para se olharem nos espelhos, outros para namorar. Concentre-se nos exercícios, busque seus objetivos.

5. A nutrição adequada - O alimento é o combustível que usamos para continuar. Sem a combinação certa não chegaremos a um nível ideal de desempenho. Uma vez que todos têm objetivos diferentes este assunto pode se tornar muito complexo. A alimentação merece sua maior atenção. Consulte o meu livro sobre nutrição para aprender com profundidade meus conselhos.

- - - - - - - - - - - -

Ser um vencedor em qualquer esporte exige um treinamento rigoroso e boa alimentação, mas estes dois elementos não são os mesmos para todos os atletas. Não é apenas a diferença do que os fisiculturistas comem, mas como eles comem o que comem, que os diferencia de outros atletas. - Franco Columbu, DC

O Livro O BODYBUILDER
Seu livro O Bodybuilder de Nutrição é o primeiro livro a abordar as necessidades nutricionais específicas de um fisiculturista. Dr. Franco Columbu, conhecido especialista em nutrição e cinesiologia, e duas vezes Mr. Olympia, apresenta as mais bem sucedidas estratégias e planos de dieta para alcançar um físico superior. O livro também explica como o corpo utiliza os nutrientes básicos: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, enzimas e ECT. O Dr. Columbu elaborou neste livro um guia para fisiculturistas no desenvolvimento de uma dieta personalizada que corresponda às necessidades dele ou dela. Ele também oferece menus e planos de refeições que são voltados para cada tipo distinto de corpo com suas individualidades, regimes de exercícios, e os níveis de competitividade.





Foi um longo caminho de Sardenha (Itália) para o sul da Califórnia, e ninguém sabe disso melhor do que Franco Columbu, que surgiu a partir de começos humildes na ilha italiana, onde as pessoas vivem da mesma forma como o fizeram durante séculos. Seu sucesso como um campeão de boxe, no fisiculturismo, como astro internacional, empresário, autor de livros, Doutor em Quiropraxia, e mais recentemente, ator e produtor de cinema, tudo isto, estão profundamente enraizado em sua educação católica e da ética do trabalho forte que ele aprendeu como um jovem pastor e agricultor em Ollolai, na região montanhosa e primitiva no  interior da Sardenha.

Franco ganhou todos os títulos importantes no fisiculturismo se tornou conhecido internacionalmente e com isto obteve conquistas extraordinárias. Ele foi Mr. Olympia por duas vezes, o título mais prestigiado e lucrativo no fisiculturismo, também foi Mr. Universo e Mr. Mundo, entre outros títulos. Ainda mais surpreendente é o fato de que ele ganhou seu segundo Mr. Olympia aos 40 anos de idade, ao completar seus estudos para se tornar um quiropata e cinco anos depois que ele havia deslocado seu joelho em competição.

Seus Recordes em levantamento incluem: Supino 238 kg, Agachamento 295 kg, e Levantamento Terra 338 Kg. Em abril de 1979, Franco entrou no Guinness, “Livro dos Recordes”, com o maior poder de pulmão. Ele foi capaz de explodir uma garrafa de água quente soprando no gargalo em apenas 55 segundos, usando apenas o poder de pulmão, (que é de 28,5 lbs / polegada quadrada)!

Franco Columbu apareceu no cinema no documentário "Pumping Iron", "Stay Hungry", "Conan, o Bárbaro" e "Terminator". Na televisão, foi assessor técnico para e apareceu no filme CBS-TV "Getting Física." Ele também tem sido destaque na TV nacional e vários comerciais, bem como inúmeras participações especiais em vários programas de televisão.

Os filmes mais recentes no âmbito Productions Franco Columbu são: "Ilha Beretta", que é um grande sucesso em muitos países "; Doublecross", que foi lançado em muitos países estrangeiros, e "Ancient Warriors", um filme que revela locais histórico, espirituais e pontos turísticos nunca visto antes na ilha da Sardenha. Ele também produziu e dirigiu "Sardenha, A Maior Ilha do Mar", documentário premiado sobre a sua terra natal. Uma série de outros documentários sobre Sardenha também estão em sua lista de produções.

Franco se formou Chiropractic College em 1977. Ele tem sido o destinatário de várias homenagens e prêmios ao longo dos anos, incluindo:

Indução no Italian American Sports Hall of Fame em 1983
Recebeu um Certificado de Mérito da IFBB em 1985
Premiado com a mais alta honraria civil do mérito - o mérito de Ufficiale - por Francesco Cossiga, o presidente da Itália, em 25 de agosto de 1988
Recebeu o Prêmio FBB Medalha da realização em Outubro de 2004
Introduzido no Hall da Fama do Ginásio Mundos em 2006
Recebeu o Hall Beach Muscle of Fame Award em 2007
Recebeu um prêmio da ACI para "serviço especial para a profissão de quiropraxia e do mundo do fitness" em 2009
Galardoado com o Prêmio de Realização Arnold clássico Lifetime em 07 de marco de 2009



Filmografia
  • 1976: Pumping Iron
  • 1980: The Hustler of Muscle Beach
  • 1982: Conan the Barbarian
  • 1984: Getting Physical
  • 1984: The Terminator
  • 1987: Last Man Standing
  • 1987: The Running Man
  • 1988: Big Top Pee-Wee
  • 1992: Deadly Descent
  • 1993: Desperate Crimes
  • 1993: Beretta's Island

 

Bodybuilding

  • 1966 Mr. Europe, 4th
  • 1968 NABBA Mr. Universe (Most Muscular)
  • 1969 IFBB Mr. Europe (Medium)
  • 1969 NABBA Mr. Universe (Most Muscular)
  • 1969 NABBA Mr. Universe (Short)
  • 1969 IFBB Mr. Universe (Short)
  • 1970 IFBB Mr. Europe (Short & Overall)
  • 1970 AAU Mr. World (Pro Short)1970 IFBB Mr. World (Short)
  • 1970 IFBB Mr. Universe (Short & Overall)
  • 1971 IFBB Mr. Universe (Short & Overall) *Disqualified for selling bodybuilding booklets - considered as a professional*
  • 1971 IFBB Mr. World (Short & Overall)
  • 1974 Mr. Olympia (Lightweight)
  • 1975 Mr. Olympia (Lightweight)
  • 1976 Mr. Olympia (Lightweight & Overall)
  • 1981 Mr. Olympia

LEVANTAMENTO TERRA (Na Categoria Peso Leve)

  • Campeão da Itália
  • Campeão da Alemanha
  • Campeão da Europa
  • Campeão do Mundo


Recordes em Levantamentos de Supino, Agachamento e Levantamento Terra. (Na Categoria Peso Leve)

  • Agachamento: 655 lb (297 kg)
  • Supino: 525 lb (238 kg)
  • Levantamento terra: 750 lb (340 kg)



Recordes em Levantamento de Peso (Na Categoria Peso Leve)

  • Olympic press: 325 lb (147 kg)
  • Arranque: 270 lb (122 kg)
  • Arremesso: 400 lb (181 kg)



Boxe

  • Amateur Boxing Champion





------------------

Visite nossa loja de suplementos na internet e compre no cartão em 10 vezes ou no boleto bancário. São mais de 20.000 produtos. para atletas, desde os suplementos



------------------

Um grande abraço.
Júlio Maffioletti

Seu conselheiro de fisiculturismo
juliomaffioletti@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ ENVIADA PARA NOSSA CAIXA DE VERIFICAÇÃO, E EM ATÉ 24 HORAS ESTARÁ NO BLOG

Obrigado por sua participação.
Júlio Maffioletti