terça-feira, 16 de abril de 2013

MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE





Pouco tempo atrás quando se falava do idoso a primeira imagem que vinha em nossa mente era de um velho vestindo pijama, sentado em uma cadeira, esperando a morte chegar. Hoje a terceira idade está dando um basta no sedentarismo e dando exemplo de vida mostrando que com o passar dos anos a disposição não acaba.

Com isso as academias de ginásticas estão abrindo cada vez mais espaço para trabalhar com atividades voltadas para terceira idade, descobrindo um novo mercado com grande potencial. Tanto que hoje existem academias especializadas, com trabalhos voltados somente para a terceira idade.

Entre as diversas atividades que as academias oferecem, a musculação é uma das mais recomendadas e procuradas nas academias.

São inúmeros os benefícios proporcionados pelos exercícios de musculação. Mesmo para quem nunca realizou atividades físicas pode iniciar um programa e ainda alcançar bons resultados. Mas lembre-se o ideal antes de iniciar qualquer atividade física é procurar um médico especialista para fazer uma avaliação física.

No processo de envelhecimento acaba ocorrendo uma diminuição da massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade. O metabolismo acaba ficando mais lento e diminuindo, com isso a tendência é ganhar mais gordura, porém esses efeitos podem ser minimizados com a musculação.

A musculação por ser uma atividade em que utiliza pesos livres, máquinas, etc. para a execução dos exercícios, a sua prática se torna muito segura e beneficiando os indivíduos com o aumento muscular, sendo uma das atividades mais propícias para o público em geral.
Podemos afirmar seguramente que a musculação na terceira idade trará os seguintes benefícios:

1 - Aumento da produção de HGH hormônio do crescimento humano – HGH é uma proteína e um hormônio sintetizado e secretado pela glândula hipófise anterior. Este hormônio estimula o crescimento em humanos.
2 – Aumento da produção de Testosterona – hormônio sexual masculino responsável pelas características secundarias da puberdade. Produzido nas gônadas e pelas células intersticiais de Leydig.
3 – Diminuição dos ácidos graxos – são ácidos mono carboxílicos da cadeia normal que apresentam o grupo carboxila (- COOH) ligado a uma longa cadeia alquílica, saturado ou insaturado.
4 – Aumento da produção de RNA (Ácido Ribonucléico) – é o responsável pela síntese de proteína da célula. O RNA e um polímero de nucleotídeos, geralmente em cadeia simples. É formado a partir de um modelo de DNA, que toma parte na síntese de polipeptídios e apresenta diferentes formas como: mensageiro (RNAm) que leva a informação do DNA para o citoplasma; transportador (RNAt) que se liga ao peptídio e o transporte para a síntese.
Os exercícios com pesos são considerados os mais completos entre todas as formas de treinamento físico, embora não sejam os ideais para aumentar a resistência para esforços contínuos de baixa intensidade. Por outro lado aumentam a capacidade de trabalho físico estimulando a força e a resistência musculares, a flexibilidade, e a capacidade de aceleração. Além disto, melhoram a forma do corpo, evitam a incapacidade física dos sedentários e idosos, e contribuem para evitar doenças.

Outro grande benefício da musculação é o auxílio na prevenção à osteoporose, além do entrosamento social, que ajuda a reduzir a depressão.

Além desses benefícios, a musculação não aumenta tanto a freqüência cardíaca e a pressão arterial quanto os exercícios aeróbicos, como andar, correr ou pedalar.

Na musculação o risco de acidentes e lesões é muito pequeno desde que se tenha um controle da carga e tenha um professor especializado para fazer um acompanhamento.

No entanto, alguns cuidados são necessários para iniciar um treinamento de musculação. No inicio os exercícios devem ser feitos no máximo três vezes por semana com duração média de 40 min. e acompanhados de alongamento no inicio e final do treino.

Outro cuidado que deve ser levado em conta é com a alimentação, bem como a hidratação. Durante o treino a água e os sais minerais são gastos com os exercícios e devem ser repostos com alimentação adequada e ingestão de água durante e após o treino.
Um estudo com cinco homens idosos e sadios (média de 68 anos) demonstrou a impressionante plasticidade do músculo esquelético humano. Os homens treinados por 12 semanas utilizando exercícios com resistência pesada, isocinéticos e com peso livre. O Treinamento isocinético produziu um aumento no volume do bíceps braquial em 26,0%, enquanto treinamento com pesos livres aumentava em 37,2%.

CONCLUSÃO

Nessa perspectiva, compete notar que a prática da musculação trará benefícios se for esquematizada e acompanhada por profissionais de Educação Física habilitados, e que apresentem conhecimentos característicos na área, a fim de suprir as necessidades das pessoas.

Sabendo que a prática da musculação beneficia em muitos aspectos as pessoas na terceira idade, diminuindo a perda da massa muscular e óssea, aumentando a força, dando flexibilidade, agilidade, aumento da auto-estima, independência dentre outros os quais, ajudarão na melhora da saúde e qualidade de vida sendo propicia a sua prática. Visto que, é possível observar diante das evidencias que a prática da musculação beneficia tanto fisicamente como psicologicamente.

Assim, o educador físico comprometido com a terceira idade e utilizando a musculação como forma de atividade física, poderá contribuir com essa parcela da população na melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Sendo importante na execução e aplicação de programas ajustados e adequados as necessidades destas.





------------------

Visite nossa loja de suplementos na internet e compre no cartão em 10 vezes ou no boleto bancário. São mais de 20.000 produtos. para atletas, desde os suplementos



------------------

Um grande abraço.
Júlio Maffioletti

Seu conselheiro de fisiculturismo
juliomaffioletti@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ ENVIADA PARA NOSSA CAIXA DE VERIFICAÇÃO, E EM ATÉ 24 HORAS ESTARÁ NO BLOG

Obrigado por sua participação.
Júlio Maffioletti