sábado, 27 de abril de 2013

DICAS DE ALIMENTOS TERMOGÊNICOS NATURAIS



Você quer acelerar seu metabolismo, mas não quer usar suplementos termogênicos?  Então você precisa conhecer tudo sobre os melhores alimentos termogênicos naturais!

Termogênicos são substâncias capazes aumentar a temperatura corpórea por mecanismos diversos conseqüentemente acelerando o metabolismo, favorecendo a melhor utilização de fontes energéticas primárias e, por conseguinte, de estoques também, auxiliando na redução da gordura corpórea e melhorando seu desempenho atlético. Neste artigo abordaremos os benefícios dos alimentos termogênicos naturais!
A venda e uso de suplementos termogênicos esta cada vez maior em todo o mundo, mas nem todos podem ser favorecidos por eles. Os motivos são vários, desde impossibilidades financeiras (visto que bons produtos são caros), a sensibilidade do organismo, assim rejeitando o produto e até há pessoas que se enquadram em contra-indicações do produto, como problemas cardíacos, alterações na tireóide pressão alta e etc. Para estas pessoas, a solução é procurar em alimentos naturais os princípios ativos da termogênese.
E é justamente por isso que, de alguma forma, faz-se necessário uma avaliação e uma busca por caminhos alternativos, dentre eles, a utilização de substâncias que possam exercer papel próximo aos destes compostos.
Veja abaixo alguns destes alimentos termogênicos naturais e suas principais funções, para que assim, você possa economizar e alcançar seus resultados.


1º) Canela

A canela, uma especiaria utilizada desde a antiguidade, de um tronco original do Siri Lanka é não só um aromatizante, mas um combinado de substâncias que possuem efeitos dos mais benéficos no corpo: Conhecida principalmente por auxiliar na redução e no controle da glicemia pós-prandial, principalmente em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus Tipo II e pessoas com pré-diabetes, devido a alguns de seus polifenóis, a canela é também um alimento termogênico natural. Seus minerais, como o cálcio também são fundamentais no auxílio da redução do percentual de gordura corpórea.
Além disso, ela ainda apresenta benefícios extras como a ajuda no controle da pressão arterial, e nos níveis da lipoproteína transportadora de lipídios LDL (conhecida por transportar o colesterol de vias exógenas).

 

2º) Pimenta

A pimenta é uma especiaria utilizada em inúmeras preparações alimentícias, medicinais, decorativas, funcionais e etc. Encontrada nas mais diferentes variedades e formas e também processadas das maneiras mais comuns e incomuns que podemos imaginar. A pimenta apresenta grande teor de vitaminas, sais minerais e substâncias que são termogênicas (aliás, não é a toa que muitos indivíduos costumam transpirar ou ter um aumento imediato no metabolismo basal ao comerem pimenta.)
A pimenta vermelha, por exemplo, é rica em capsaicina, um graxo (responsável pela ardência da mesma), favorecedora da lipólise e que também age como nutriente vasodilatador. Outros benefícios ainda, das pimentas, são suas vitaminas antioxidantes, como a C e seus inúmeros minerais.
Estudos demonstram que a utilização de pimentas em pratos quentes pode ajudar consideravelmente o aumento do metabolismo, favorecendo assim uma maior queima de gordura.


3º) Derivações da planta Camellia Sinensis

O famoso e conhecido Chá Verde na realidade, chá da planta Camellia Sinensis, que dá origem ao que conhecemos como “chá verde”, “chá branco” e “chá vermelho” (a depender do tempo em que o mesmo e colhido). O Chá Verde alem de produzir efeito termogênico também promove a perda de gordura em geral, além de apresentar bons níveis de nutrientes antioxidantes como o ácido ascórbico.
Possuindo uma substância chamada epigalocatequina, o chá é capaz de através dela, aumentar os níveis metabólicos (e a termogênese) e, por conseguinte, apresentar uma melhor perda de gordura corpórea. Ainda sobre, o chá é um excelente diurético e possui alguns poucos estimulantes, que contribuirão para a diminuição nos níveis de retenção hídrica.
Entretanto, para se obter os benefícios do Chá Verde são necessárias cerca de 4-6 xícaras de chá por dia, tornando muitas vezes seu consumo um pouco mais inviável para algumas pessoas.



4º)  Chá de hibisco ( Hibiscus sabdariffa)

Ele auxilia na redução de gordura, esse é um dos motivos que faz dele mais um aliado nas Dietas para emagrecer. Além disso, o chá de hibisco auxilia na digestão tem efeito diurético, que desincha o organismo, combate problemas respiratórios e ainda acelera o metabolismo. Normalmente ele é consumido em chás. Para aproveitar as propriedades do chá, consuma 1 xícara (chá) 4 vezes ao decorrer do dia. Como o sabor do chá [e agradável, evite adoçá-lo. Se não conseguir, utilize mel ou adoçante natural.



4º) Cafeína

A cafeína é uma das metilxantinas (alcalóide) mais antigas e conhecidas no mundo por seu poder estimulante e, em alguns casos, milenarmente utilizada na medicina também, para inúmeras finalidades. E não é a toa que até hoje, encontramos essa substância em diversos medicamentos.
Entre os principais efeitos da cafeína, podemos destacar seu alto poder estimulante, diurético e termogênico. Hoje em dia é muito comum  encontrarmos suplemento termogênico que possuem cafeína em sua composição.
Além disso, a cafeína é utilizada como lipolítico adstringente o que possibilita a utilização da gordura como fonte de energia.



5º) Algumas fontes de lipídios

Algumas fontes de lipídios tais quais os conhecidos MCTs (Triglicerídeos de cadeia média) e o Ômega-3 têm apresentado bons níveis de termogênese, fazendo assim com que, através de sua utilização, seja possível uma melhor metabolização da gordura corpórea.
Em especial, a utilização de W-3 (ômega-3) vem sendo apresentada ainda melhor do que a de MCT seja para a termogênese, ou seja, para processos otimizadores do metabolismo e, por conseguinte da queima de gordura corpórea.

Entre as fontes de gordura também relacionadas com a termogênese, estão o CLA (Ácido Linoléico Conjugado), por exemplo, mas, estes normalmente estão presentes em suplementos alimentares, que não são nosso foco hoje.


6º) Proteínas

Alimentos ricos em proteínas são consumidos com a principal finalidade de construção e reparos, estes alimentos também têm a capacidade do aumento da temperatura corpórea. Isso porque, estes são nutrientes de difícil digestão e demoram para serem digeridos mantendo o aparelho digestivo trabalhado por mais tempo e com mais intensidade.  As proteínas podem chegar a aumentar a termogênese em até 20% em relação aos alimentos ricos em carboidratos.
Portanto, um consumo adequado de proteínas nas refeições, além de auxiliar na manutenção ou ganho muscular, também, indiretamente auxiliará na queima de gordura corpórea.



7º) Casca de laranja

A casca de laranja (Citrus Aurantium) tem se mostrado tão eficaz na redução de gordura corpórea, que, até mesmo algumas pesquisas já a reportam melhor do que a efedrina, nesse aspecto, pela presença de seus beta agonistas também. Um desses compostos, é a sinefrina, presente no seu pericarpo (fortemente estimuladora da lipólise celular).
A casca de laranja é normalmente utilizada quando fármacos ou outras substâncias não são viáveis por algum motivo, normalmente, entre os mais comuns, estão os já citados anteriormente no início do artigo.
Outro fator descoberto é que a casca da laranja exerce poder sobre o controle de glicemia e do apetite, o que fará com que o indivíduo corra menos riscos de beliscar algo o tempo todo e acabar por ingerir calorias excedentes ao necessário para seu objetivo.


8º) Gengibre

O Gengibre é uma raiz comumente usada como especiaria, mas que pode apresentar muitas vantagens: Combate a enxaquecas, cólicas, doenças crônicas e aumento de gordura corpórea, visto seu alto poder termogênico, o que o torna bastante freqüente na composição de suplementos dessa natureza.
Seus benefícios se devem a seu estímulo na produção de catecolaminas, que estimulam a lipólise (assim como a cafeína), na absorção de lipídios, que se torna diminuída e finalmente na maior conversão de colesterol em ácidos biliares (visto que o colesterol é matéria-prima para tais).


9º)  Guaraná em pó


Em tempos de plena correria, é fundamental buscarmos mais energia para que possamos dar conta de tudo em nosso dia a dia. Muitas pessoas acabam recorrendo a remédios e fórmulas. Porém, sempre devemos buscar alternativas naturais para amenizar a utilização de remédios.
Uma boa opção para recarregar as energias no dia a dia, é Guaraná em Pó.
Propriedades
1. Energético natural. Tonico dos músculos, dos rins, do coração e dos vasos sanguíneos. Poderoso afrodisíaco.
2. Estimula a renovação das células, mantendo a aparência sempre jovial e prolonga a vida.
3. Elimina o excesso de glicose e colesterol.
4. Poderoso estimulante da circulação sanguínea e da memória.
5. Equilibra o funcionamento do estomago e do intestino.
6. Disciplina o apetite facilitando o controle de peso.


OBS: Termogênicos em excesso fazem mal? Quem deve evitar esses alimentos?

Atenção: Em excesso, as substâncias termogênicas podem fazer mal. “Cardiopatas, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas com queixas de gastrite, insônia ou alergias aos alimentos termogênicos não devem consumi-los”, diz a nutricionista Tatiana. Ela explica que indivíduos com disfunções na tireóide também não devem fazer uso desses alimentos, já que contam com ação sobre o metabolismo.




------------------

Visite nossa loja de suplementos na internet e compre no cartão em 10 vezes ou no boleto bancário. São mais de 20.000 produtos. para atletas, desde os suplementos



------------------

Um grande abraço.
Júlio Maffioletti

Seu conselheiro de fisiculturismo
juliomaffioletti@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ ENVIADA PARA NOSSA CAIXA DE VERIFICAÇÃO, E EM ATÉ 24 HORAS ESTARÁ NO BLOG

Obrigado por sua participação.
Júlio Maffioletti