quarta-feira, 10 de abril de 2013

O QUE OBSERVAR PARA SE MATRICULAR EM UMA ACADEMIA?




Aparentemente as academias viraram um comércio bem lucrativo, em todos os bairros são dezenas delas. É importante que o marombeiro, o cara que treina sério, procure uma academia decente. Hoje em dia 70% das academias são de segunda categoria e só servem paras os vovôs e vovós que vão à academia apenas para manutenção e para outros que vão rebolar dançar, conversar e fazer social.

Não faz muito eu resolvi dar uma passeada aqui na minha cidade para conhecer as principais academias. Das  10 que visitei, apenas 2 estavam nos padrões mínimos. O mais estranho é que uma delas não tinha halteres, só  aparelhos.

Verifique os itens abaixo antes de se matricular em uma academia.

1) Precisa ter pesos livres, isto é, pesos que se acrescentam nas barras para você formar um peso conforme sua força. Halteres, barras, anilhas em quantidade. No caso dos halteres, veja se os de 2, 4, 6, 8, 10, 12 e 14kgs tem pelo menos 2 pares. Caso contrário, seu treino certamente será prejudicado. Não existe treino sério sem pesos livres. Os aparelhos são interessantes, mas nada substitui o peso livre.

2) Espaço. As academias hoje estão entupidas de aparelhos e não há um bom espaço para se fazer um treino pesado. Não tem nada pior do que fazer um supino pesado ou uma rosca direta e ter gente passando perto, esbarrando na barra. Veja se tem um espaço mínimo entre os aparelhos e uma área grande para pesos livres.

3) Aparelhos bons. Não adianta ter muitas máquinas modernas, que parecem bonitas, mas que não tem boa ergonomia. O ideal é fazer a primeira aula de graça (e se a academia não der, pode esquecer dela.



4) Limpeza. A academia tem que ser limpa, sem graxas expostas e equipamentos enferrujados. Em algumas academias depois do treino os alunos e atletas saem com suas roupas de treino manchadas como se estivessem rolando no chão. Pude ver em uma academia um iniciante fazendo supino com a marca da barra enferrujada marcando a camiseta na altura do peito.


5) Manutenção dos equipamentos. Academias que não tem manutenção estão sujeitas a acidentes nos equipamentos que funcionam com cabos de aço. Já aconteceu comigo fazendo remada na roldana, e o cabo de aço quebrou, e eu cai para traz fora do bando e ainda levei um solavanco da barra no peito.

6) Visite a academia no horário que você costumar ir e veja se é freqüentável. Algumas academias em horário de pico simplesmente são intransitáveis. Então mesmo que seja uma boa academia, não vale a pena. Melhor treinar numa com menos recursos e conseguir se mexer dentro.

7) Instrutores. 80% são estagiários com pouca experiência. Olhando para o físico dos instrutores se pode ter idéia se os mesmos são praticantes de alguma atividade física. Se na academia não tiver um bom instrutor, também não haverá bom resultado nas aulas e no acompanhamento das séries a serem estabelecidas conforme a necessidade ou objetivo dos alunos. Alguns instrutores querem mostrar conhecimento corrigindo a posição das mãos nos exercícios, o que em alguns casos não importa.

Bem, é difícil achar uma academia que se enquadre em todos os itens acima. Mas você pode observar a que melhor se enquadra a sua necessidade. A medida que evoluímos nos treinos certamente também vamos querer melhores condições.

Tenha bons treinos.



------------------

Visite nossa loja de suplementos na internet e compre no cartão em 10 vezes ou no boleto bancário. São mais de 20.000 produtos. para atletas, desde os suplementos



------------------

Um grande abraço.
Júlio Maffioletti

Seu conselheiro de fisiculturismo
juliomaffioletti@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ ENVIADA PARA NOSSA CAIXA DE VERIFICAÇÃO, E EM ATÉ 24 HORAS ESTARÁ NO BLOG

Obrigado por sua participação.
Júlio Maffioletti