sexta-feira, 19 de abril de 2013

CELULITE TEM CURA - PRATIQUE MUSCULAÇÃO

1 - O que é a celulite?

 A Celulite ou Lipodistrofia Ginóide é uma alteração do tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele, caracterizada por nódulos e depressões subcutâneas, que comprimem os vasos sangüíneos, dificultando a nutrição celular das células de gordura (elas sofrem falta de oxigênio) e a eliminação, através dos vasos linfáticos, das toxinas que se acumulam. A celulite é de causa desconhecida, mas sabe-se que o aumento de gordura pode ser decorrente de uma série de alterações, como pré-disposição genética, tipo físico, alterações hormonais, enzimáticas e circulatórias, sedentarismo, tabagismo, alimentação inadequada e outras causas. Pode aparecer em todas as idades, principalmente nas mulheres, que estão mais expostas às alterações hormonais que ocorrem no decorrer da vida, como na puberdade, na gravidez e na menopausa, uma vez que essas fases comandam mudanças na circulação sangüínea, na drenagem linfática, na gordura e no tecido conjuntivo. 





O processo de formação da celulite se inicia com a mudança de tecido que banha as células de gordura. As alterações, provocadas pelos fatores desencadeantes, induzem o organismo a produzir de forma inadequada as fibras colágenas e elásticas, fazendo com que as células de gordura aumentem de tamanho e, conseqüentemente, comprimam os vasos sangüíneos. Formam-se os nódulos, que repuxam as fibras da pele, dando a ela o aspecto ondulado, semelhante à casca de laranja, em um processo progressivo e ainda sem cura.
O excesso de peso está relacionado a uma piora da celulite, pois as células gordurosas, em maior quantidade, formam edemas (inchaço) e fibrose, formando áreas endurecidas e nodulares, acentuando ainda mais o aspecto da celulite. O processo, quando não é interrompido, aumenta de intensidade e, em alguns casos, ocorrem inflamação e dor no local.


2 - Como combater a celulite?

1º) Exercícios aeróbicos, estimulam a circulação sangüínea e a oxigenação das células coibindo a proliferação da celulite (caminhadas, pedalar bicicleta, corridas leves)

2º) Musculação comprovadamente ajuda a eliminar a gordura localizada e a aumentar a massa muscular, fazendo com que o músculo tome o lugar da gordura.


3º) Ingerir alimentos ricos em selênio. Esta vitamina atua em sinergia com a vitamina E e, no combate aos radicais livres. A dieta deve incluir aipo, alho, cebola, brócolis, pepino, repolho, atum, fígado, frango, frutos do mar, gema de ovo, leite, cereais integrais e, especialmente a castanha-do-pará.


 4º) Ingerir alimentos ricos em potássio. Esta vitamina auxilia no equilíbrio de líquidos dentro e fora das células. As frutas cítricas e desidratadas, o abacate, a banana, os grãos vegetais e quase todos os vegetais são fontes ricas desse mineral.


5º) Ingerir alimentos ricos em ferro. Esta vitamina é um elemento que compõe a hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue. Pode ser encontrado nas carnes, nas vísceras, na gema do ovo e nas leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico e vegetais verde-escuro).


6º) Ingerir alimentos ricos em zinco. Esta vitamina é útil no metabolismo de enzimas. Deve-se ingerir carne bovina, peixes, frango, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e batatas.


7º) Ingerir alimentos ricos em vitamina E. Esta vitamina é importante antioxidante, e é encontrada no germe de trigo, nas nozes, nas castanhas, no óleo de girassol, milho e soja.


8º) Ingerir alimentos ricos em B-12. é Esta vitamina é essencial para o funcionamento correto de todas as células do corpo e tem como fonte todos os alimentos de origem animal, como carnes, leite e derivados, ovos e peixe.


9º) Ingerir alimentos ricos em ômega-3. Este ácido graxo melhora a circulação e está presente nos peixes marinhos gordurosos (arenque, salmão, sardinha e atum) e óleo de linhaça, que deve ser consumida em forma de grão triturado.


10º) Ingerir hortaliças e frutas.  Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência os líquidos retidos no seu organismo. Outro detalhe importante é que hortaliças e frutas são ricas em dois sais minerais, o magnésio e o potássio, que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ ENVIADA PARA NOSSA CAIXA DE VERIFICAÇÃO, E EM ATÉ 24 HORAS ESTARÁ NO BLOG

Obrigado por sua participação.
Júlio Maffioletti