sexta-feira, 3 de maio de 2013

SERGIO OLIVA - Mr. Olympia - BIOGRAFIA



Ao longo de sua trajetória de vida o que sempre norteou a vida de Sergio Oliva foi seu desejo ardente por independência.  Mas quando o governo de Cuba foi dominado por Fidel Castro em 1959, Sergio Oliva percebeu que sua pátria não era mais um lugar onde a liberdade pessoal podia ser saboreada.
Um atleta prodigiosamente talentoso desde a infância, Sérgio percebeu que seu envolvimento no esporte, patrocinado pelo estado, poderia ser o seu bilhete para sua  liberdade, a  oportunidade de escapar dos limites sufocantes da classe trabalhadora cubana. Abençoado com uma combinação quase sobrenatural de força, velocidade e flexibilidade, Sergio sabiamente decidiu canalizar seus esforços em estilo olímpico de levantamento de peso.

Com a idade de 20 anos, já havia se tornado campeão no levantamento de peso em Cuba. Em 1961 nos Jogos Pan-Americanos em Kingston, Jamaica,  Sérgio Oliva representou Cuba na categoria £ 198 (90 kg). Para Cuba aquele momento representava a supremacia, a medalha de ouro no levantamento de peso, mas para Sérgio Oliva representava a independência, o adeus para sempre a única casa que ele tinha conhecido. Então Sérgio correu juntamente com toda a equipe de levantamento de peso cubana para a embaixada americana e pediram asilo político, o que imediatamente foi concedido.

Da embaixada americana na Jamaica Sérgio emigrou para os Estados Unidos, primeiro para Miami, onde trabalhou em oficina de conserto de TV, posteriormente como descarregador de caminhões, até que em 1963 mudou-se para o norte para Chicago.
Foi na Duncan YMCA ("Young Men's Christian Association", ou seja, Associação Cristã dos Homens Jovens), em Chicago,  que o levantador de peso foi introduzido para o fisiculturismo. Um certo homem de nome Gajda reconheceu o potencial do jovem cubano e levou-o sob sua asa. Como previsto, os músculos de Sérgio cresceram imediatamente sob as tensões originais de um regime de musculação. Sérgio Oliva tomou a musculação como sua prioridade de vida  e começou ai seu vôo como o de uma águia, e no final daquele ano ganhou seu primeiro título, o de Mr. Young Chicagoland.
Dentro de pouco tempo o físico de Sérgio, e sua reputação no mundo dos fisiculturistas havia crescido da mesma forma como acontecerá com Larry Scott.
Em 1966 Sergio Oliva decidiu tornar-se profissional juntando-se a Federação Internacional de Bodybuilders (IFBB). Em pouco tempo ele ganhou o Mr. Mundo em o 1966, e 1967 o título de Mr. Universo. Dentro de poucos meses ainda em 1967 Sérgio Oliva venceu com certa facilidade o título de Mr. Olympia. O cubano ainda vendeu o Mr. Olympia nos anos de 1968 e 1969, até que um desafiante austríaco de 1.88 de altura com músculos maciços e mais definidos que os de Sérgio Oliva apareceu para desbancar seu reinado de três anos, o nome dele é era Arnold Schwarzenegger.
Em 1970 Arnold vende o Mr. Olympia e Sérgio ficou em 2º lugar, desapontado, mas  destemido, redobrou seus esforços e voltou ao palco do Olympia em 1972 maior do que nunca, e pronto para virar o upset his apple cart (aquele que vai arruinar seus planos). Sérgio Oliva estava confiante com uma massa muscular absurda, mas infelizmente naquele ano ele não havia cuidado do principal “definição”, talvez este tenha sido seu maior estigma, “a definição”, e novamente Schwarzenegger fica em primeiro lugar e Oliva em segundo.

Foi um grande golpe para o cubano que por se sentir injustiçado abandonou a IFBB (International Federation of Bodybuilders – Federação Internacional de Fisiculturistas), passando seus anos seguintes competindo na WBBG (World Body Building Guild – Grêmio Mundial de Fisiculturistas), voltando ao Mr. Olympia aos 43 anos, policial de Chicago, em 1984 classificando-se em 8º lugar, e novamente em 1985, também em 8º lugar. Para muitos não importava sua classificação. Seus admiradores estavam lá para ver “O MITO”, e todos aqueles bodybuilders que estavam competindo com Sérgio Oliva, muitos deles treinaram e cresceram tendo o cubano como seu alvo, querendo chegar no estágio de Sérgio Oliva.
Depois de muitos anos, ainda hoje, se fala deste grande fisiculturista que buscou seu ideal de liberdade e acreditou que para ele seria possível. Minhas últimas palavras para você que lê este artigo são que “TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ”, para você também, caro leitor, busque seus objetivos, é possível para você também.
Deus te abençoe.
MAIS UM POUCO DA HISTÓRIA DE SÉRGIO OLIVA, “O MITO”
A Trajetória de uma lenda"...Sem sombra de duvida o nome Sérgio Oliva é imortal no mundo do bodybuilding. Com uma estrutura , a mais surpreendente, de osso e potência muscular jamais vista em ser humano. Sérgio Oliva construiu um físico que desafia literalmente a imaginação. Imagine um físico com coxas maiores que a cintura. A medida das coxas de Sérgio eram de 30 polegadas (76 cm), no entanto, sua cintura era de apenas 28 polegadas (71 cm). Imagine um físico onde os braços são maiores que a cabeça , e então você poderá começar a apreciar um espécime surpreendente que é Sérgio Oliva...." Chris Lund – Um dia com Sérgio Oliva – 1982
Em 18 de Setembro de 1965, Joe Weider, elaborou o que seria um marco no fisiculturismo profissional, um campeonato mundial chamado "Mr. Olympia". O mesmo ocorreu no Brooklin Academy of Music, em 1965, localizado na cidade de Nova Iorque. Desde o primeiro vencedor : Larry Scott (1965) até os nosso dias, diversos atletas desfilaram pelos palcos deste torneio. Muitos obtiveram grande destaque, principalmente Arnold schwaznegger, que a partir do seu sucesso no Mr. Olympia, começou a atuar como ator em filmes e algum tempo depois foi eleito governador da Califórnia. Não obstante o sucesso de vários atletas, um deles merece um destaque todo especial. Um cubano, de sorriso fácil, adjetivado como "O mito " ( pelo qual seria conhecido ), "O homem que veio de Marte", suas fotos causavam perplexidade nos bodybuilders da época, inclusive a Mike Mentzer, sendo que uma delas (posição frontal de braços erguidos – encontrada em sua pagina oficial), tornou-se como sua marca registrada, sendo nomeada por ele como: “POSE DA VITÓRIA”.
Em qualquer esporte que se pratique, quando acontecem as grandes rivalidades, o esporte é elevado em muito, notadamente no quesito emoção. O mundo do bodybuilding não foge a regra:
Grimek x Reeves,
Reeves x Park,
Scott x Pole,
Arnold x Franco,
Haney x Gaspari
 foram alguns dos duelos que ocorreram. Contudo, um foi de especial interesse, sendo que até hoje ainda existem discussões sobre quem era o melhor. Sérgio x Arnold Sérgio trouxe para o mundo do bodybuilding um nível de forma e massa jamais visto. No Olympia DE 1969 Arnold sofreria a derrota para Sérgio, que o levaria a dar uma impressionante volta por cima. Arnold havia sido derrotado por Oliva. Em sua autobiografia (1977), Arnold diz: "Pela primeira vez eu conheci Sérgio em pessoa, passei a entender então o porque de o chamarem de "O MITO". Sérgio destruiu-me, era enorme, era fantástico, não havia a menor chance de batê-lo.  Um novo confronto estabeleceu-se em 1970, desta vez , após um selvagem período de treinos, Arnold sai vitorioso. Arnold diz: "Quando Sérgio apresentava-se no palco, eu não tirava meus olhos dele, seguia cada movimento seu, porém não mudaria minha coreografia. Em 1972, o que Arnold tanto temia, estava voltando, ainda maior, devido seus treinos com Arthur Jones, "O MITO", ameaçava de forma clara o reinado de Arnold. Quando Arnold vislumbrou Sérgio nos bastidores do Mr. Olympia naquele ano em Essen, na Alemanha, teve calafrios semelhantes ao que sentira ao ver Sérgio em 1969, Neste evento, numa decisão por 4 votos a 3, Arnold sai vitorioso, contudo até hoje existem pessoas que contestam esta decisão.
Em Deland (Flórida) Arthur Jones teve seu primeiro contato com Sérgio, convidando-o a dar sua opinião sobre suas maquinas, para isso convidou-o para voar até Daytona para testá-las. Após estes testes, achou-as completamente diferentes das maquinas regulares. Nesta ocasião, Athur propôs a Sérgio que usar uma de suas rotinas supervisionadas por ele. O que foi aceito. Sérgio iniciou sua rotina com as pernas, a mesma foi feita de tal forma que não seria possível realizar qualquer outra repetição. A rotina iniciou-se com agachamento até a falha muscular, depois Jones o colocou na maquina de agachamento Nautilus, esta combinação foi um inferno para Sérgio. Depois disso, Sérgio fez supino com barra, seguido pela Nautilus Chest Machine, posteriormente mais exercícios para o corpo. Em uma rotina legendária, Sérgio treinou logo sem seguida a Casey Viator, executando uma rotina de corpo inteiro. Sérgio pensou que não conseguiria cumprir as rotinas por muito tempo, porém segundo sua próprias palavras: "Quando você continua indo, dia após dia, sua força, sua resistência e determinação aumentam, em muito" •O fato de Sérgio ter um braço maior que a cabeça, ocorreu justamente no período de seu treinamento com Jones, em 1972. Perguntado sobre sua opinião a respeito de Arthur Jones, Sérgio disse: "Qualquer coisa que eu venha a falar sobre Arthur será boa, talvez seja ele, o único homem honesto que eu encontrei no bodybuilding...."
Não se pode negar a importância que Sérgio Oliva teve no cenário do fisiculturismo. Ele, além de outros atletas como: Frank Zane, Mike Mentzer, Franco Columbu, Arnold são autênticos representantes da época de ouro do fisiculturismo em que não se utilizavam os suplementos que existem hoje, tais como, creatina, glutamina, whey protein, e etc... Naquele tempo ele tinha que comer churrasco, beber muito leite, comer ovos, queijo e outros alimentos ricos em proteínas, e os anabolizantes que até hoje ainda estão em moda com menor escala. Seus nomes serão sempre lembrados por nós admiradores do fisiculturismo além serem cravados na galeria do Olimpo.

Títulos no fisiculturismo
§  1965 AAU Junior Mr America - Maior massa muscular
§  1965 AAU Mr America - Maior massa muscular
§  1966 AAU Junior Mr America
§  1966 AAU Junior Mr America - Maior massa muscular
§  1966 AAU Mr America - Maior massa muscular
§  1966 IFBB Mr World
§  1967 IFBB Mr. Universo
§  1968 IFBB Mr. Olympia
§  1969 IFBB Mr. Olympia
§  1970 IFBB Mr. Olympia - Segundo lugar
§  1972 WBBG Mr. Galaxy
§  1972 IFBB Mr. Olympia - Segundo lugar
§  1973 IFBB Mr International
§  1974 WBBG Mr International
§  1975 WBBG Mr. Olympus
§  1976 WBBG Mr. Olympus
§  1977 WABBA World Championships
§  1978 WBBG Mr. Olympus
§  1980 WABBA Pro World Cup
§  1980 WABBA World Championships
§  1981 WABBA Pro World Cup
§  1984 IFBB Mr. Olympia - Oitavo lugar
§  1985 IFBB Mr. Olympia - Oitavo lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM SERÁ ENVIADA PARA NOSSA CAIXA DE VERIFICAÇÃO, E EM ATÉ 24 HORAS ESTARÁ NO BLOG

Obrigado por sua participação.
Júlio Maffioletti